A MTC

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um sistema desenvolvido para avaliar o estado funcional do paciente. Esta medicina afirma a existência de condutos onde ocorre a circulação de energia (Qi). Desequilíbrios de energia nos condutos levam a uma desregulação das funções fisiológicas e psicológicas do ser humano.
Uma consulta de MTC consiste na avaliação do paciente no seu todo. Realizado o diagnóstico é escolhido o tratamento mais adequado recorrendo a Acupuntura, Tui-Na, Fitoterapia, Qi Gong e/ou dietética.

Terapias

As diferentes terapias…

Acupuntura

É uma das técnicas mais utilizadas na Medicina Tradicional Chinesa e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde no tratamento de inúmeras patologias. Esta técnica consiste na inserção de agulhas (descartáveis) em pontos de acupuntura que se encontram localizados em condutos, de forma a obter resultados terapêuticos.

Tui Na

“Tui” – “Empurrar” e “Na” – “Agarrar”

Técnica manual de estimulação de pontos de acupuntura que permite corrigir desequilíbrios energéticos, obtendo assim efeitos terapêuticos.

O Tui-Na tem vindo a evoluir ao longo dos séculos e tem demonstrado uma excelente eficácia na prevenção e tratamento de diversas patologias, tais como, lombalgias, artroses, problemas musculares, entre outras.

Fitoterapia

Terapêutica menos conhecida mas bastante importante na Medicina Tradicional Chinesa.

Terapia à base de plantas naturais/medicinais que pode ser apresentada através de decocções, comprimidos e gotas.

A utilização da Fitoterapia é defendida pela Organização Mundial de Saúde, especialmente desde 1978, onde adotou uma decisão específica sobre o tema “que reconhece a importância das plantas medicinais nos sistemas de saúde”

Qi Gong

A palavra Qi significa a força da vida ou energia vital. A segunda, Gong, significa trabalho. Juntas significam trabalhar a energia, é um sistema que permite cura e aumento da vitalidade.

O Qi Gong é realizado através de movimentos lentos e suaves que envolvem a postura, respiração e concentração mental. Estes movimentos são facilmente adaptados a qualquer pessoa e grupo etário.

Com o Qi Gong é possível reduzir o stress, aumentar a resistência e vitalidade, melhorar o sistema imunológico e funções digestivas.

Dietética

Na Medicina Tradicional Chinesa procura-se através da dietética tratar e prevenir alterações no estado vegetativo do organismo.

A dietética consiste na adequação do uso dos alimentos de forma a garantir e promover um bom estado de saúde. É realizado aconselhamento acerca do uso dos alimentos para o tratamento de doenças e melhoria do estado de saúde. Este aconselhamento é efectuado de acordo com os princípios da Medicina Tradicional Chinesa.

Na terapia dietética chinesa a escolha dos alimentos tem em consideração a constituição da pessoa e o diagnóstico realizado. A selecção dos alimentos tem depois por base aspectos como o seu sabor, cor, forma, energia e temperatura. Por exemplo, se o corpo está muito quente, serão indicados alimentos que refrescam e baixam a temperatura corporal.