Estética

Nos dias de hoje a nossa aparência assume um papel cada vez mais importante. Procura-se ter o corpo perfeito, modificar características que não nos agradam ou simplesmente corrigir ou atenuar os sinais de envelhecimento.
A preocupação com a auto-imagem e a estética não são privilégios do ser humano, já que a necessidade de dispor de um padrão estético é condição de sobrevivência até para inúmeros seres irracionais.
Entretanto percebemos, com notável clareza, que na espécie humana esta preocupação estética parece ser uma herança genética, que se vem acentuando através dos tempos.

Terapias

As diferentes terapias…

Acupuntura Estética

A Medicina Tradicional Chinesa além de tratar problemas de saúde pode ser uma grande aliada na busca pela beleza. Com a Acupunctura, técnica milenar da medicina chinesa é possível amenizar rugas, acne, flacidez facial e corporal, gordura localizada, celulite, olheiras, manchas e estrias, entre outros problemas.

A saúde surge do equilíbrio de dois opostos – o yin e o yang. Estes elementos geram a energia vital, o Qi, que rege o nosso organismo e transita por canais distribuídos por todo o corpo, os meridianos, de maneira semelhante à circulação sanguínea e ao sistema nervoso. Quando esta energia encontra dificuldade para fluir, o que pode ser provocado por factores como o stress, as emoções e o sedentarismo, os nossos órgãos e tecidos começam a apresentar problemas de funcionamento. E, como não poderia deixar de ser, isto reflecte-se também na nossa beleza.
A celulite pode ser um sinal de que há algum problema com a energia do fígado. A acne, por sua vez, pode ser provocada por um distúrbio energético no baço e no pâncreas. É dessa forma que a medicina tradicional chinesa encara os problemas do nosso organismo.

A Acupunctura permite restaurar o livre fluxo da energia no nosso organismo, além de provocar um processo químico imediato que melhora a circulação sanguínea, estimula as trocas metabólicas e a oxigenação dos tecidos, estimula a formação e a organização das fibras de colagénio e elastina.

Eletrolipolise

Técnica destinada ao tratamento da camada adiposa e acumulo de ácidos gordos localizados.

Consiste na aplicação de uma corrente de baixa frequência sob a pele, recorrendo à utilização de agulhas de Acupunctura. Esta corrente atua diretamente nos adipócitos promovendo a sua destruição e posteriormente libertação.

A electrolipólise permite assim a redução de gordura localizada, diminuição de volume corporal e eliminação de celulite.

Peeling

O Peeling consiste na aplicação, sobre a pele, de substâncias químicas, que produzem a eliminação controlada da camada superficial levando à regeneração e revitalização da mesma ficando com um aspecto mais jovem.

Este processo induz a produção de colagénio que ajuda a melhorar anormalidades de pigmentação, cicatrizes e rugas.

É possível tratar manchas, acne, melhorar a textura e o brilho, reduzir rugas finas e o envelhecimento da pele em geral.

Mesolifting

Esta técnica consiste em microinjeções introduzidas na derme superficial, recorrendo a substâncias como vitaminas, ácido hialurónico, reafirmantes ou oligoelementos, adequadas a cada paciente. Pode ser realizada no rosto, pescoço, decote e mãos.

O mesolifting é utilizado para tratamento e prevenção de rugas, flacidez e envelhecimento da pele.

Mesoterapia

Consiste na administração superficial, na pele, de pequenas quantidades de medicamentos através de injeções. A injeção é feita ao nível da derme a uma profundidade inferior a 4mm, com agulhas pequenas.

A mesoterapia ajuda no tratamento da obesidade, flacidez, celulite, gordura localizada e estrias.

É de notar que no tratamento da gordura localizada e celulite é fundamental possuir um índice de massa corporal recomendável.

Estrias

Para o tratamento de estrias, é utilizado DermaRoller, juntamente com a aplicação de substâncias dermocosméticas que promovem a estimulação de fibras de colagénio, atenuando assim a estria ou conduzindo à sua total eliminação.

Bambuterapia

O bambu simboliza para os chineses a flexibilidade, robustez, força e beleza. A bambuterapia é uma técnica de massagem feita com bambus e teve origem na França, criada pelo fisioterapeuta francês Gill Amsallen.

A massagem com bambus é indicada para todo o corpo sendo realizada com bambus de diferentes tamanhos e diâmetros.
Esta técnica permite aliviar zonas de tensão, melhorar a circulação sanguínea e linfática, relaxar corpo e mente, melhorar a silhueta, reduzir celulite, combater a flacidez e gordura localizada. É uma massagem bastante completa e eficaz, apresenta propriedades modeladoras, drenantes, relaxantes, tonificantes e energéticas.

Cada sessão tem a duração de 1h e pode ser realizada 1 a 2 vezes por semana.
Contra indicações: Neoplasias, infeções, Insuficiência cardíaca, estados febris, alterações da pele, problemas renais, diabetes.

Massaagem de relaxamento

A Massagem de Relaxamento é uma massagem profunda e relaxante, que restabelece o equilíbrio do corpo e mente, permitindo o bem-estar geral do organismo. É executada aplicando movimentos firmes e suaves sobre o corpo.

A massagem de relaxamento tem inúmeros benefícios físicos e mentais tais como:

. Maior elasticidade nos músculos tensos e doridos;
. Aumento da circulação sanguínea e aumento do aporte de oxigénio e nutrientes para os músculos;
. Aumento da circulação linfática e melhoria do sistema imunológico;
. Ajuda na eliminação das toxinas;
. Alívio de inchaços;
. Melhorar a respiração;
. Normalizar a pressão sanguínea;
. Melhorar a capacidade de funcionamento e recuperação muscular;
. Um efeito relaxante no sistema nervoso e um sono mais relaxado;
. Diminuição do stress e melhoria do sistema digestivo;
. Recuperar lesões por esforço repetitivo;

A massagem está contra indicada em casos de: infecções, fragilidade vascular, febre, neoplasias, inflamações agudas, osteoporose grave, patologias cutâneas, problemas cardíacos graves (insuficiência grave, estenose mitral, aneurisma, enfarte recente), flebites, tromboses e hemorragias.

Drenagem linfática

É uma técnica específica de massagem manual, que visa estimular as funções do sistema linfático, caracterizando-se por movimentos muito suaves e precisos.

O sistema linfático participa no processo de defesa do organismo e tem uma função de drenagem. É um sistema paralelo ao circulatório, responsável pela eliminação de toxinas e por manter em forma o sistema imunitário.

Funciona como um purificador do líquido intersticial, desempenhando um papel preponderante no sistema imunológico. A linfa é filtrada pelos gânglios linfáticos que se encontram no percurso dos vasos linfáticos, que a conduzem dos tecidos onde se forma até ao sistema venoso. Quando a capacidade de recolha e transporte do sistema linfático não responde às necessidades há uma acumulação de líquido no tecido conjuntivo surgindo os edemas.

Esta técnica é caracterizada pelos seus movimentos harmoniosos, lentos, precisos e cadenciados executados com pressões muito suaves e sem causar dor. Quando devidamente aplicada, a drenagem linfática activa e reforça as funções do Sistema Linfático, restabelecendo o equilíbrio dos líquidos, evitando ou tratando edemas.
Quando bem aplicada, esta técnica produz uma acção sedante e tranquilizante. O seu efeito drenante é imediatamente sentido, provocando frequentemente, um aumento da necessidade de micção.

A DLM pode ser aplicada no âmbito da estética e bem-estar:

– Dismenorreia
– Curas Anti-Stress
– Tratamento Anti- Acne
– Tratamento Anti Celulite
– Tratamento Adelgaçante
– Tratamento de pernas pesadas e cansadas
– Tratamento Anti- Envelhecimento
– Tratamento Pré e Pós- Parto
– Tratamento Pré e Pós Cirurgia Estética

E também no âmbito da Saúde:
– Tratamento Pós-operatório de Oncologia
– Tratamento Pré e Pós- Operatório de Ortopedia
– Tratamento Pré e Pós- Operatório de Medicina Dentária
– Tratamento de Elefantíase
– Tratamento de Queimados
– Tratamento de Linfoedemas
– Tratamento de Cicatrizes Recentes
– Tratamento de Problemas Circulatórios
– Tratamentos no âmbito da Medicina Desportiva

A frequência de tratamento depende do caso específico a tratar. Nos tratamentos pós-operatório é habitual realizar sessões diárias que vão sendo espaçadas à medida que o organismo recupera.
A DLM não emagrece nem elimina as gorduras próprias da celulite pois não atua directamente no metabolismo das gorduras. No entanto, é um excelente tratamento complementar nestas situações.

Existem algumas restrições na realização da drenagem linfática nas seguintes situações: infecções e inflamações agudas, insuficiência cardíaca, tromboses recentes, hipertensão descontrolada, insuficiência renal, doenças relacionadas com o sistema linfático e neoplasias

Indicações úteis para depois da drenagem linfática
• Beba cerca de 2 litro de água por dia;
• Diminua a quantidade de sal da comida. Troque-o por ervas aromáticas;
• Caminhe pelo menos meia hora por dia;
• Prefira frutas, legumes e carnes magras;
• Evite fritos e refrigerantes;
• Use roupas confortáveis.